Disciplinas do Programa

As disciplinas do PPG em Biotecnologia e Biociências da UFSC serão ofertadas com base em um calendário bianual.

Para melhor organização dos discentes e docentes, as disciplinas abaixo serão ofertadas com regularidade.

Abaixo estão listadas as disciplinas que serão ofertadas em anos ímpares (Ano 1) e anos pares (Ano 2).

Ementas das disciplinas do Programa

Interfaces das Biociências e Biotecnologia

Introdução e multidisciplinaridade na pesquisa em biotecnologia e processos biotecnológicos. Produção de conhecimento científico, evolução dos métodos e resultados científicos e a interação com a sociedade. Fronteira da biotecnologia: assuntos atuais em biotecnologia que impactam a sociedade e a ciência.

Biossegurança

Histórico, conceito e Legislação em Biossegurança; Biossegurança em Laboratórios; Segurança Biológica e Doenças Adquiridas em Laboratório; Níveis de Segurança Biológica; EPI e EPC; Organismos Geneticamente Modificados (OGMs); Geração, Manuseio, Transporte e Descarte de Resíduos de Serviços de Saúde; Segurança Química; Mapa de Risco.

Microbiologia em Pesquisa

Estrutura, fisiologia e genética de microrganismos. Controle do crescimento microbiano. Ecologia microbiana e ciclos biogeoquímicos. Interação microrganismo-hospedeiro. Aplicações de microrganismos em biotecnologia.

Empreendedorismo, Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (BTC410049) – 2 créditos

Empreendedorismo e Inovação Tecnológica. Conceito, Histórico, Características e Importância no contexto da sociedade contemporânea. Conceito e Legislação Nacional e Internacional. Propriedade Intelectual. Sistemas de Patentes, Uso de bancos de dados de Propriedade Industrial como fonte de inovação. Bioeconomia. Plano de negócios na área de Biotecnologia. Estudo de caso.

Projetos e Redação Científica (BTC510054) – 2 créditos

Elaboração e estruturação de trabalhos científicos (projetos de pesquisa, resumos, monografias, dissertações, teses, artigos científicos). Plágio. Periódicos. Divulgação científica. Modalidades de escritos científicos. Estrutura do trabalho científico e projetos de pesquisa e para fins de financiamento. Comunicação da pesquisa à comunidade científica. Revisão bibliográfica.

Métodos Moleculares em Biotecnologia (BTC510055) – 3 créditos

Fundamentos de biologia molecular: estrutura e propriedades dos ácidos nucléicos e proteínas, replicação do DNA, transcrição, controle da expressão gênica e síntese proteica. Bases e aplicações das principais técnicas de biologia molecular aplicadas à biotecnologia.

Bioinformática I: Genômica, Trancriptômica e Biologia de Sistemas (BTC410050) – 3 créditos

Análise e anotação estrutural e funcional de genomas a partir de sequenciamento em larga escala. Métodos para detecção de variantes genéticas. Análise de transcriptoma de tecidos e single-cell. Biologia de sistemas: análise de dados multidimensionais. Técnicas de reconstrução e análise de redes regulatórias em biologia molecular. Visão sistêmica da análise de fenômenos biológicos. Desenvolvimento de um projeto de análise de dados biológicos em genômica, transcriptoma e por biologia de sistemas.

Bioinformática II: Análise de Dados Metagenômicos

Análise e anotação estrutural e funcional de genomas a partir de sequenciamento em larga escala. Métodos para detecção de variantes genéticas. Análise de transcriptoma de tecidos e single-cell. Biologia de sistemas: análise de dados multidimensionais. Técnicas de reconstrução e análise de redes regulatórias em biologia molecular. Visão sistêmica da análise de fenômenos biológicos. Desenvolvimento de um projeto de análise de dados biológicos em genômica, transcriptoma e por biologia de sistemas.

Saúde Única

Saúde Única no âmbito social, econômico e educacional na relação Humano-Animal-Ambiente. Designs e modelos aplicados à Saúde Única. Patógenos de interesse a Saúde Única. Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de métodos/produtos para enfrentamento de patogenias de interesse à Saúde Única. Noções de análise de risco microbiológico como ferramenta de mitigação e gestão de riscos associados à Saúde Única.

Microbiologia Industrial

Taxonomia de microrganismos de interesse industrial. Diversidade metabólica de microrganismos. Cinética de processos fermentativos e dinâmica de biorreatores. Cinética Enzimática. Preservação de microrganismos. Bioprospecção de microrganismos industriais. Domesticação de microrganismos. Engenharia genética e evolutiva. Ecologia microbiana aplicada. Microrganismos como ferramentas na indústria.

Biotecnologia Ambiental

Biologia e ecologia da poluição da água, solo e ar. Métodos de detecção e monitoramento de poluentes em bioamostras. Tratamentos convencionais de efluentes. Biorremediação in situ e ex situ. Fitorremediação e ficorremediação. Microrganismos e outros agentes biológicos para o melhoramento da fertilidade, estrutura e saúde do solo – microbiomas. Biofertilizantes e bioestimulantes vegetais. Microplásticos e poluentes associados.

Virologia

Estudo da origem, evolução e classificação dos vírus. Análise da arquitetura viral, composição estrutural e genomas virais, bem como suas estratégias replicativas. Abordagem dos mecanismos de patogênese das infecções virais e a resposta imune do hospedeiro. Métodos laboratoriais para diagnóstico das viroses. Discussão sobre vírus zoonóticos pandêmicos, vírus diarreiogênicos e hepatotrópicos, vírus herpéticos e retrovírus. Estudo dos antivirais e seus mecanismos de ação. Aplicações biotecnológicas dos vírus.

Parasitologia

Estudo de parasitos e doenças parasitárias de interesse para a saúde pública humana e animal. Aspectos da biologia celular e molecular de parasitos de importância em saúde humana e veterinária. Metodologias celulares e moleculares de diagnóstico e caracterização de parasitos e de estudo das interações parasito-hospedeiro e parasito-vetor.

Imunologia

Resposta imune inata e adaptativa. Reconhecimento de padrões moleculares, imunorregulação e mecanismos de evasão imunológica por patógenos. Resposta imune protetora versus patológica em diferentes contextos infecciosos. Intervenções imunológicas e manipulação biotecnológica de moléculas ou microrganismos.