Áreas de concentração e linhas de pesquisa
Organograma do PPG em Biotecnologia e Biociências (Atualizado em Dezembro/2019)
Área de concentração: Prospecção e desenvolvimento de bioprodutos
A área tem atuação marcante na prospecção e desenvolvimento de novos bioprodutos e bioprocessos aplicados à agropecuária, saúde animal e humana, cosmética, de alimentos e à sustentabilidade ambiental, bem como na aplicação de produtos biotecnológicos para a biorremediação ambiental.
LP: Bioprocessos industriais e aplicados a saúde única
Esta linha tem como foco a prospecção e caracterização de bioativos de modo a desenvolver e otimizar produtos e processos que atendam a demandas da indústria e da sociedade no âmbito da saúde humana, animal e ambiental. As pesquisas nessa linha envolvem a obtenção e produção de moléculas bioativas como enzimas, proteínas heterólogas e antibióticos, além do desenvolvimento de vacinas. No contexto industrial, a linha de pesquisa inclui o desenvolvimento, escalonamento e otimização de bioprocessos aplicados à produção de insumos biológicos e de biocombustíveis.
LP: Bioprospecçãoe bioremediação
Esta linha de pesquisa visa o desenvolvimento de soluções inovadoras para a resolução de problemas ambientais complexos. Nesse sentido, a bioprospecção visa explorar a biodiversidade e os recursos genéticos, enquanto a biorremediação busca o gerenciamento de áreas contaminadas por meio de soluções customizadas de identificação de passivos, avaliação e contenção de risco, com forte apelo pelo emprego das biotecnologias de remediação ambiental.
Área de concentração: Interação microrganismo-hospedeiro
Estudo de microrganismos patogênicos ou comensais e as suas interações com hospedeiros vertebrados e invertebrados ou plantas nos diversos níveis de complexidade, utilizando como modelos vírus, bactérias, protozoários e fungos. As descobertas dessa área de concentração fomentam tanto a ciência básica que permeia a biotecnologia quanto o desenvolvimento de soluções inovadoras para o diagnóstico, marcadores de prognóstico ou de cura de doenças causada por estes patógenos.
LP: Mecanismos da interação microrganismo-hospedeiro
Os estudos visam a caracterização celular e molecular da resposta a microrganismos patogênicos ou comensais com ênfase na variabilidade genética, patogenicidade, virulência e interação com o sistema imunológico.
LP: Desenvolvimento de biomarcadores
Utilização de dados gerados a partir da ciência básica, identificar novos marcadores genéticos, vias e processos celulares e desenvolvimento de soluções biotecnológicas inovadoras para o diagnóstico, prognóstico ou de cura de doenças.
Área de concentração: Bioinformática e Biologia de Sistemas
Esta área tem foco na pesquisa, desenvolvimento e aplicações de métodos computacionais para compreender os sistemas biológicos com base em diferentes dados biológicos gerados a partir das diferentes estratégias de geração de dados em larga escala (ômicas) para subsidiar o desenvolvimento científico e biotecnológico.
LP: Sistemas biológicos complexos
Esta linha visa a compreensão holística de sistemas biológicos complexos a partir do estudo das interações entre seus componentes e das interações que modulam as funções e controlam o comportamento desses sistemas. Para tal, são utilizados diferentes abordagens como modelagem matemática, data mining, machine learning, biologia de redes e além de técnicas tradicionais de biologia molecular e celular.
LP: Biologia Computacional aplicada às ciências ômicas
Esta linha se propõe estudar os modelos biológicos a partir do uso de tecnologias high throughput como a análise genomas, transcriptomas, proteomase metabolomas. Também pretende estudar a composição estrutural e funcional de amostras ambientais, humanas e de animais a partir da análise de metagenomase metaproteômica. Essa linha de pesquisa é a base para o desenvolvimento de novas ferramentas, workflows computacionais, processamento e integração destes dados biológicos que fomentam plataformas analíticas para o estudo de genômica estrutural e funcional de interesse às áreas afins à biotecnologia.