Doutorado

Objetivos do curso

 

O PPGBTC tem como objetivo formar doutores qualificados e capacitados a desenvolver atividades de pesquisa e docência, bem como atuar em outros setores produtivos na abrangência das áreas de Biotecnologia e Biociências. Neste curso, o(a) doutorando(a) é estimulado às reflexão teróica e prática, aprimorando as diferentes competências e habilidades necessária para a formação profissional, com vistas para à melhoria da qualidade de vida e ao desenvolvimento científico, econômico e social, de forma racional e sustentável.


Ingresso

 

O ingresso no Curso de Doutorado do PPG em Biotecnologia e Biociênicas acontece por meio de editai de seleção que é aberto usualmente entre novembro e dezembro de cada ano, sendo as etapas de seleção ocorrendo em dois períodos no ano subsequente, conforme cronograma a ser disponibilizado no edital. Como requisitos para ingressos no PPG admite candidatos portadores de diplomas de cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, em caso de graduação no exterior com diploma reconhecido no Brasil, não requerendo obrigatóriamente ter cursado do Mestrado (Art. 6 do Regimento Interno do PPGBTC). O processo seletivo inclui uma avaliaçã do projeto de pesquisa, avaliação do currículo e entrevista com a comissão de seleção, sendo todas as etapas realizadas de forma remota. É importante salientar que o programa não garante bolsa de estudos aos alunos aprovados, sendo as bolsas distribuídas anualmente a partir de edital de distribuição de bolsas para os alunos regulamente matriculados no PPG.

Importante salientar que o PPGBTC adota as políticas de ações afrimativas da UFSC, desta forma em atendimento à Resolução Normativa Nº 145/2020/CUn, de 27 de outubro de 2020 e outras disposições legais, garantem 20% das vagas por edital para candidatos (as) negros (pretos e pardos), pertencente a comunidades Indígenas ou Quilombolas, além de 10% são sseguradas para candidatos (as) com deficiência, com base nas categorias discriminadas no Decreto no 3.298/99, em seus Arts. 3° e 4° (com a redação dada pelo Decreto no 5.296/04), e no Art.2° da Lei no 13.146/15.


Estrutura curricular

 

O Curso de Doutorado em Biotecnologia e Biociências terá duração mínima de 24 (vinte e quatro) e máxima de 48 (quarenta e oito) meses Art. 32 do Regimento Interno. Ao longo do curso o(a) mestrando(a) deverá cursar 36 (dezoito) créditos em disciplinas e atividades complementares, destes, pelo menos 24 créditos deverão ser cursados em disciplinas, outros 12 créditos poderão ser realizados a partir de atividades complementares descritas no Capítulo IV da Resolução Normativa 07/PPGBTC/2022. Dentre as disciplinas, são obrigatórias as disciplinas de Interfaces das Biociências e Biotecnologia” (3 créditos) e  Seminários I (4 créditos), sendo a primeira ofertada sempre no primeiro semestre de cada ano letivo. No caso da disciplina de seminários o aluno irá cursar ao longo dos semestres que estiver vinculado ao PPG sendo obrigatória a sua particpação em 60 aulas (Ver resuloção sobre esta disciplina). Os outros créditos, podem ser cursados nas disciplinas eletivas do Programa ou em disciplinas de outros Programas de Pós-graduação, desde que validadas pelo colegiado delegado do PPGBTC ou ainda em atividades complementares.

Também é obrigatória a apresentação da qualificação de doutorado que consiste na apresentação dos resultados de sua tese até o 30º mês após o seu ingresso no PPGBTC. Ao final do curso, o(a) doutorando(a) deverá apresentar a sua tese para uma banca avaliador e então receber os 12 (créditos) créditos referentes à tese, de acordo com o § 1º do Art. 41 do Regimento Interno do PPGBTC.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail